Governador, Vice e Secretários

Reinaldo_AzambujaREINALDO AZAMBUJA – GOVERNADOR

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, já foi prefeito, deputado estadual e deputado federal. Ele foi prefeito de Maracaju por dois mandatos (1997-2004) e deixou a administração municipal com uma aprovação de mais de 93%.

Eleito deputado estadual com 47.772 votos, a maior votação da história da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja propôs no Poder Legislativo Estadual mais de 45 projetos que foram transformados em lei. Durante os quatro anos de mandato, atuou em oito comissões, dentre as quais a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a principal da Casa.

Depois da trajetória vitoriosa na Assembleia Legislativa, Reinaldo foi eleito deputado federal com 122.213 votos. Com uma atuação reconhecida, foi um dos parlamentares mais transparentes na divulgação de suas ações e gastos e destaque por duas vezes na revista Veja como um dos deputados mais atuantes de Mato Grosso do Sul e do País.

Ele também foi destaque, em votação do Prêmio Congresso em Foco aberta aos internautas, entre os deputados que atuam em favor da educação e entre os mais atuantes em defesa da segurança pública e combate ao crime organizado.

Eleito governador, Reinaldo Azambuja assumiu o compromisso de fazer uma administração humana, transparente e eficiente, com resultados que melhorem a vida das pessoas.

Vice-governadora Rose Modesto

Natural de Culturama, distrito de Fátima do Sul, a professora Rosiane Modesto de Oliveira é vereadora e bacharel em História. De origem humilde, Rose foi a segunda vereadora mais votada em Campo Grande nas últimas eleições.

Desde o primeiro mandato, Rose se destaca com diversos projetos ligados à área social e educação, políticas de proteção às mulheres e combate à violência contra crianças. Ela é autora das leis “Antibulling nas Escolas”, “Bolsa-universitária”, “Férias no Ceinf” e de leis de proteção à mulher, como o “Botão do Pânico” e de “cirurgias reparadoras para vítimas de violência”.

O Projeto Tocando em frente, de sua autoria, já atendeu 4 mil crianças e adolescentes carentes com aulas de artes, esportes e reforço escolar.

Eduardo_RidelSecretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica – Eduardo Riedel

Eduardo Corrêa Riedel é graduado em Ciências Biológicas com Bacharelado em Genética, tem MBA em Gestão Empresarial e mestrado em Zootecnia. Ele é ex-presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e ex-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Riedel ainda desempenhou a função de diretor-presidente da Sapé Agropastoril Ltda., empresa que atua na produção de carne bovina, cana e grãos, entre os anos de 1994 e 2014.

Em 1999, Riedel assumiu a direção do Sindicato Rural de Maracaju, assumindo a presidência deste sindicato em 2002. Em 2006, foi eleito vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), assumindo a posição de presidente interino da entidade em janeiro de 2010. Em junho de 2012, foi efetivamente eleito, por unanimidade, presidente da Federação. Antes disso, em fevereiro de 2011, foi empossado presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS. Em janeiro de 2012 assumiu como diretor vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Sergio_de_PaulaSecretário de Estado da Casa Civil – Sérgio de Paula

Nascido em Andradina (SP) no dia 31 de dezembro de 1959, Sérgio de Paula é formado em Ciências Contábeis. Bancário, veio a Mato Grosso do Sul em 1987 transferido pelo Banco Real, onde foi gerente por 16 anos (1980-1996), atuando em Fátima do Sul e Dourados.

O ingresso na política foi em 1995. Ele se tornou Secretário de Fazenda de Dourados, mas foi em 1998 que ele começou a trabalhar com o então prefeito Reinaldo Azambuja. Sergio de Paula ajudou na reeleição de Reinaldo e foi diretor da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) por seis anos (1999-2005).

Ele foi um dos coordenadores das campanhas de Reinaldo Azambuja para deputado estadual, deputado federal, prefeito de Campo Grande e governador e foi chefe de gabinete dos mandatos de deputado estadual e federal (2006-2014).

Marcio_MonteiroSecretário de Estado de Fazenda – Marcio Monteiro

Marcio Campos Monteiro, presidente do Diretório Estadual do PSDB de Mato Grosso do Sul, é bacharel em Direito e produtor rural. Nasceu no Rio de Janeiro, foi criado em Bela Vista, e fixou residência em Jardim, após casamento com Deise Alves Monteiro. No município, juntamente com sua família, desenvolve atividades na agropecuária e no comércio.

Monteiro foi prefeito de Jardim por dois mandatos, de 1997 a 2004. Nesse período, recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor  “Mário Covas”. Também foi diretor de Assuntos Municipalistas da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Após o mandato de prefeito, foi secretário-adjunto da Secretaria do Meio Ambiente, Planejamento, da Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 2007 a 2010.  Entre 2011 e 2014, como Deputado Estadual, defendeu o fortalecimento do municipalismo, políticas públicas ao agronegócio, meio ambiente e turismo, além de uma política diferenciada para o crescimento das regiões de fronteira. Nas Eleições de 2014, Marcio Monteiro foi eleito Deputado Federal para o quadriênio 2015-2018.

Carlos_AlbertoSecretário de Estado de Administração e Desburocratização – Carlos Alberto de Assis

Nascido em Rosália (SP) e formado em Educação Física, Carlos Alberto de Assis, já foi gerente de banco (1980-1997) e presidente da Fundação Municipal de Esporte de Campo Grande (2007-2012).

Ele também foi diretor de Esporte (1997-2000) e diretor executivo (2001-2004) da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Campo Grande (antiga Funesp) e diretor executivo da Fundação Municipal de Esporte (2005-2006). Carlos Alberto de Assis foi ainda presidente da Federação de Tênis de Mato Grosso do Sul (1989-1994), vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis (1994-2004) e presidente do Esporte Clube Comercial (2007-2012), sendo campeão em 2010.

Na política, Carlos Alberto de Assis foi coordenador da campanha de Reinaldo Azambuja para Prefeito de Campo Grande em 2012 e, neste ano, coordenador em Campo Grande da campanha vitoriosa de Reinaldo Azambuja para governador. Ele foi presidente do PSDB de Campo Grande entre 2011 e 2015.

Cecilia MottaSecretária de Estado de Educação – Maria Cecília Amendola da Motta

Graduada em Pedagogia (Administração e Supervisão) e Ciências Biológicas, a professora Maria Cecilia Amendola da Motta é Mestre em Educação e em Políticas Públicas para a Infância, com especialização em Didática do Ensino Superior, Ecologia e Gestão de Cidades.

Ela já foi Secretária de Educação de Campo Grande (2005–2012), presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) – Seccional Mato Grosso do Sul (2009-2012); vice-presidente da Undime Nacional (2011–2012), membro do Conselho Estadual de Educação (2009-2012) e presidente da OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) em Mato Grosso do Sul (1997-2004) e do Brasil (2001-2007).

Maria Cecília também foi professora no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, coordenadora pedagógica, diretora de escola e atualmente é assessora no TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) na Diretoria Geral de Gestão e Modernização, na área de educação; vice-presidente da OMEP/Brasil na Região Centro Oeste; palestrante na empresa educacional Constat na área de Educação e Gestão; e assessora do Instituto Natura na construção do site Conviva, na área da educação – uma ferramenta de todas as áreas para suporte aos Secretários Municipais de Educação. Ela tem vários livros e artigos publicados.

Nelson_TavaresSecretário de Estado de Saúde – Nelson Tavares

Nelson Barbosa Tavares nasceu em Presidente Prudente (SP), concluiu o Ensino Médio em Nebraska (EUA) e é médico do Centro de Terapia Intensiva do HU (Hospital Universitário) e da Junta Médica Oficial da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Ele fez residência em Clínica Médica e Especialização em Cardiologia pela Santa Casa do Rio de Janeiro, é produtor rural em Rio Verde e Bataguassu e empresário.

Nelson Tavares tem MBA de Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, é diplomado pela Escola Superior de Guerra, foi diretor do HU, secretário Municipal de Saúde de Campo Grande e secretário Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul.

recorte2Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública -José Carlos Barbosa 

José Carlos Barbosa  nasceu em 26 de outubro de 1964 na cidade de São Simão (GO). Filho de família muito humilde é caçula de nove irmãos. Em 1975 mudou-se para a cidade de Angélica, onde trabalhou como sorveteiro e engraxate, quando aos 13 anos iniciou sua trajetória pública, sendo o primeiro funcionário contratado do recém-criado município.

Logo depois, mudou-se para Dourados onde trabalhou como bancário e cursou a faculdade de Direito pela antiga Socigran. De volta a Angélica, tornou-se prefeito municipal entre 1989 e 1992, considerado até hoje um dos melhores administradores da cidade. Em 1993, casado com a médica Maristela de Castro Menezes, retornou para Dourados, onde atuou como advogado cível, criminalista e professor universitário. Neste período também se tornou pai de José Pedro Menezes Barbosa.

Advogado, pós-graduado em Processo Civil, Mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília), José Carlos Barbosa foi convidado em 2007 para assumir a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), onde fez uma gestão séria e moderna durante sete anos e três meses, realizando o maior investimento em saneamento da história do Estado, projetando a empresa nacionalmente e garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população. No ano de 2012, foi eleito presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a instituição.

Em 2014, José Carlos Barbosa foi eleito com 21.554 votos para ocupar o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa de MS.

 

Maria_do_CarmoSecretária de Estado de Habitação – Maria do Carmo Avesani Lopez

Formada em 1982 pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, Maria do Carmo Avesani Lopez é engenheira civil com experiência profissional de mais de 30 anos e forte atuação na área habitacional.

Ela tem vivência em cargos de gerência de projetos de obras públicas e privadas, diretoria de Serviços Viários e Transportes Urbanos, foi gerente e posteriormente presidente da Agehab (Agência de Habitação do Estado de Mato Grosso do Sul), Superintendente de Habitação do Estado de Mato Grosso do Sul e, no Ministério das Cidades, gerente de Urbanização de Assentamento Precário e diretora de Produção Habitacional.

Maria do Carmo tem experiência no planejamento, execução e gerenciamento de programas de financiamento para obras públicas, regularização fundiária, estudos de viabilidade econômica para captação de financiamento em organismos nacionais e da América do Sul, coordenação da unidade executora estadual do programa Habitar Brasil – BID, desenvolvimento de políticas e diretrizes de programas nacionais de habitação e desenvolvimento, gestão e monitoramento do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

 

Jaime_VerruckSecretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – Jaime Verruck

Jaime Verruck é ex-diretor corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS.

É economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV.

Ele é ex-professor de Economia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), ex-professor convidado da FGV (Fundação Getúlio Vargas), ex-sócio da FGV em Campo Grande e Cuiabá e ex-Diretor Regional do Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Mato Grosso do Sul).

Procurador-Geral do Estado – Adalberto Neves Miranda

Adalberto Neves Miranda é Procurador do Estado de Mato Grosso do Sul desde 1992. Ele é advogado graduado em Ciências Jurídicas – Direito pela FUCMT (Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso) e pós-graduado com Especialização em Direito Administrativo pela UFMS (Universidade Federal de Mato do Grosso do Sul)

Na Procuradoria-Geral do Estado ele já exerceu a função de Chefe da Procuradoria Especializada de Assuntos do Patrimônio Imobiliário e Procurador-Geral Adjunto do Estado.

Ele também foi Chefe do Cartório/PGE e da Escola Superior de Advocacia Pública da Procuradoria-Geral do Estado/ESAP, Chefe da Procuradoria de Informática e Cálculo e é Chefe da Procuradoria de Controle da Dívida Ativa.

Marcelo_MiglioliSecretário de Estado de Infraestrutura – Ednei Marcelo Miglioli

Ednei Marcelo Miglioli é engenheiro civil, formado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e acadêmico de Direito do 10º Semestre na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Marcelo Miglioli começou como auxiliar de escritório (1988-1994), mas depois trabalhou como engenheiro civil na construção pesada (1994-2013) e no mercado imobiliário (2013).

Ele é casado e estudou no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande.

lamasSecretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul – Fernando Mendes Lamas

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade de Federal de Viçosa (1978), tem Mestrado em Fitotecnia (Manejo do Algodoeiro pela mesma universidade em 1987) e é Doutor em Agronomia (Manejo do Algodoeiro) pela Universidade Estadual Paulista, de Jaboticabal, SP.

Desde 1983 é pesquisador na área de manejo, tratos culturais e sistema de produção com a cultura do algodoeiro. senvolve atividades de pesquisa com a cultura algodoeiro, focado em sistemas de produção e sistema de plantio direto. Possui trabalhos publicados em diversas revistas científicas, é autor de vários capítulos de livros que tratam de aspectos ligados ao manejo do algodoeiro.

É pesquisador da Embrapa em Dourados, MS, desenvolvendo ações em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre

Graduada em Assistência Social pela Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmat) em 1986 e mestre em Educação pela UFMS em 2007, Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre é douradense, casada e mãe de dois filhos.

Ela ocupou o cargo de secretária adjunta entre janeiro de 2015 e março de 2016. Com histórico dentro da política da Assistência Social, a secretária, que também é especialista em gestão de Políticas Públicas e Sociais, já fez parte do antigo Promosul, entre 1997 e 2001.

Atuou também como professora e coordenadora do curso de Assistência Social da Uniderp entre 2009 e 2014.